Nenhum modal oferece ao transporte de pessoas ou de cargas tanta eficiência e precisão como o transporte sobre trilhos. Sua capacidade para atender altas demandas retira das estradas e de áreas urbanas milhares de veículos. Os benefícios daí decorrentes são inestimáveis e/ou intangíveis: menos poluição, menos congestionamentos e a consequente melhoria não só da qualidade de vida da população, mas do escoamento de riquezas e redução dos custos logísticos internos e externos.
O transporte ferroviário é inquestionavelmente o nível intermodal que alavanca o surgimento de indústrias, estabelecimentos comerciais, aquece a cadeia produtiva, eleva a competitividade de mercadorias e produtos, promovendo uma verdadeira mudança estrutural na infraestrutura de transportes que tanto o Brasil necessita para continuar crescendo economicamente.

Importância da Engenharia Ferroviária e Logística no Brasil
NOSSOS VALORES
Produzir, socializar e transformar o conhecimento na área de Engenharia Ferroviária e Logística na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável e justa.
NOSSA HISTÓRIA
/ MISSÃO
01
Ser referência regional e nacional como faculdade integrada à sociedade e centro de excelência na produção acadêmica, científica e tecnológica.
/ VISÃO
02
03
/ PRINCÍPIOS
-
A universalização do conhecimento;
-
O respeito à ética e à diversidade étnica e cultural;
-
O pluralismo de ideias e de pensamentos;
-
O ensino público e gratuito;
-
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
-
A flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos;
-
A excelência acadêmica;
-
A defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.
12 de Dezembro de 2013 - O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, HORÁCIO SCHNEIDER, no exercício da Reitoria, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral, e em cumprimento à decisão da Câmara de Ensino de Graduação e do Egrégio Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, em sessão realizada em 12/12/2013, e em conformidade com os autos do Processo n. 027419/2013 - UFPA, procedentes do Instituto de Tecnologia, aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Ferroviária e Logística
28 de Janeiro de 2014 - A DIRETORA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA, MARIA EMÍLIA LIMA TOSTES, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, aprovou, Ad Referendum, a criação da Faculdade de Engenharia Ferroviária e Logística.
18 de Junho de 2014 - O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com o Processo nº 23073.013397/2014 – 55, oriundo do Instituto de Tecnologia, designou, através da PORTARIA Nº 2511/2014, o Professor do Magistério Superior ROBERTO SERRA PACHA para exercer a função de Diretor da Faculdade de Engenharia Ferroviária e Logística. Neste ato, designou também o Professor Professor de Magistério Superior REMO MAGALHAES DE SOUZA, para exercer, a partir da mesma data, o mandato de Vice-Diretor da mencionada Faculdade, devendo substituir o Diretor, em suas faltas ou
impedimentos.