top of page

PESQUISA

ENGENHARIA FERROVIÁRIA DESENVOLVE GRUPO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES
 

A turma pioneira de Engenharia Ferroviária e Logística juntamente com sua coordenação de ensino e pesquisa formou um Grupo de Pesquisa em Engenharia de Transportes - GEINFRA - que tem como finalidade o desenvolvimento de tecnologias a fim de qualificar os transportes, não só na região Amazônica, mas no Brasil.

 

Sob coordenação do Prof. Dr. Remo Magalhães de Souza, Profª. Drª. Regina Augusta Campos Sampaio e Prof. Msc Carlos Araújo e Prof. Msc. Bruno Delgado, o grupo desenvolveu três frentes de pesquisa: Estruturas, Solos e Ferrovias.

 

O objeto de estudos da área de estruturas intitula-se "Estudo de Aplicabilidade e Dimensionamento de Dormentes de Concreto na Infraestrutura da Via Férrea", primeirante a ideia é desenvolver um software que dimensione os dormentes de concreto, o que otimizaria sua qualidade e produção, em seguida testes de resistência à flexão serão feitos em uma máquina de dormentes de modo a determinar sua rigidez e resistência, no entando, o estudo ainda está em fase teórica.

 

A área de solos desenvolveu um estudo intitulado "Investifação de Solos Tropicais e sua Aplicabilidade na Camada de Sublastro de Pavimentação Ferroviária". Em conjunto com a Faculdade de Engenharia Civil, foi iniciado um estudo em solos lateríticos, comuns na região norte do país, a fim de desenvolver sua aplicação em lastros e sublastros ferroviários, visto que atualmente usa-se materiais importados de outros estados, o que encarece o custo operacional. O estudo está em fase intermediária

 

A terceira área de pesquisa buscou um sistema de organização mais atualizado das  normas ferroviárias em vigor no paísatuamente, intitulado "Normas Brasileiras Empregadas nas Ferrovias Brasileiras". O foco dessa pesquisa é catalogar as normas empregadas nas ferrovias brasileiras, visto que a maioria das mesmas são adaptadas da AREMA (American Railway Engineering and Maintance-of-Way Association) para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e até hoje ainda não houve um controle padronizado de tais normas.

 

GRUPO DE PESQUISA EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE (GEINFRA) PUBLICA ARTIGO CIENTÍFICO NO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA (COBRAMSEG) 
 

Durante os dias 19 a 22 de Outubro, ocorreu o COBRAMSEG / SBMR / GEOJOVEM / SFGE 2016, no Minascentro, em Belo Horizonte - MG.

A Faculdade de Engenharia Ferroviária e Logística - UFPA esteve presente, sendo representada pelas alunas Alana Cavalcante e Rafaela Ribeiro, que levaram para o evento a pesquisa realizada com solos tropicais em sublastro ferroviário, em parceria com o graduando em Eng. Civil Carlo Yukio, orientados pelo prof. Bruno Delgado, com o apoio do Laboratório de Ensino e Misturas Asfálticas, na pessoa do prof. João Mota.

Contentes com a oportunidade de fazer parte deste grandioso evento, agradecemos o apoio de todos que acompanharam e torceram pelo sucesso do trabalho, bem como pelos comentários positivos e parcerias feitas durante o evento.

#COBRAMSEG2016 #SBMR #GEOJOVEM

Link para baixar os trabalhos publiados nos anais do XVIII COBRAMSEG

Uso de Solos Tropicais em Sublastro Ferroviário

ACADÊMICOS DE ENGENHARIA FERROVIÁRIA PARTICIPAM DO III CONGRESSO NACIONAL DAS ENGENHARIAS DE MOBILIDADE (CONEMB)
 

Durante os dias 19 a 22 de Setembro, ocorreu o CONEMB 2017, na Expoville, em Joinville - SC. A Faculdade de Engenharia Ferroviária e Logística - UFPA esteve presente, sendo representada por alunos de todas as turmas (2014,2015,2016 e 2017) e apresentou dois artigos intitulados "Análise da Funcionalidade dos Pátios de Manobra para eficiência da dinâmica de Operações Ferroviárias" e " Análise Bibliográfica dos Conceitos de Material Rodante e Sistemas de Comunicação e Indicadores de Desempenho" desenvolvidos pelos alunos da turma 2014: Alana da Cruz Cavalcante, Marianna Amado da Silva Vieira, Matheus Melo de Souza, Rafael Vinícius Almeida Ribeiro, Rafael Gomes dos Santos e Rosana da Cruz Pinto orientados pelo professor Msc. Carlos Roberto Ribeiro Araújo, que ministrou a disciplina Introdução à Operação Ferroviária e possibilitou o progresso de conhecimentos necessários para o desenvolvimento destes trabalhos.

A FEFLOG trabalha para que sejam desenvolvidas que auxiliem no desenvolvimento ferroviário não só no Estado do Pará, mas no Brasil, e este tipo de reconhecimento que nos dá força para continuar pesquisando.

Análise da Funcionalidade dos Pátios de Manobra para eficiência da dinâmica de Operações Ferroviárias

Análise Bibliográfica dos Conceitos de Material Rodante e Sistemas de Comunicação e Indicadores de Desempenho

Âncora 5
bottom of page